- Abril,12-Manifesto dos exilados republicanos
com insultos ao rei, assinado por Sampaio Bruno, declaravam o rei antipático por mil motivos, era mau filho, por se terem visto sorrisos na cara quando do funeral do rei D.Luís seu pai. Faltou às exéquias preferindo matar veados na tapada da Ajuda. Incluíam também o seu casamento no insulto, pois tinha casado com a filha duma raça funesta e jesuíta e até o seu apelido Simão, era ridículo, para não falar no seu nome Carlos, igual ao dos últimos Stuarts.Desta salganhada panfletária, se alimentou durante décadas a intelectualidade Republicana
- Abril,21-Morte de Elias Garcia
Elias Garcia, político, jornalista, professor, coronel de engenharia e grão mestre da Maçonaria, desempenhou um papel fundamental na divulgação e luta pelos ideais liberais e republicanos, fundando e colaborando em diversos jornais republicanos como "O Trabalho", "O Jornal de Lisboa" e "Democracia Portuguesa" onde, pela primeira vez, foi publicado o primeiro programa republicano.
Presidente e vereador da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros contributos importantes na área do ensino, instituiu o ensino da ginástica e de canto coral nas escolas e criou as bibliotecas populares.
Não menos importante foi o seu papel na maçonaria portuguesa, de que foi grão-mestre, tendo contribuído para a fusão das corporações maçónicas portuguesas e para a clarificação do seu papel na sociedade portuguesa.
José Elias Garcia morreu , com 60 anos de idade, pobre, tendo sacrificado todo o seu dinheiro em defesa dos seus ideais, quer ajudando o partido republicano, quer financiando o "Democracia Portuguesa", jornal por ele fundado e que muito acarinhou, tendo constituído um espaço privilegiado de divulgação dos ideais republicanos e democráticos
Sem comentários:
Enviar um comentário