- Dezembro,07-Chega a Lisboa o Imperador do Brasil D.Pedro II, deposto no dia 15 de Novembro, por golpe militar republicano
D.Pedro II chega a Lisboa acompanhado de toda a família imperial. Hospeda-se no Hotel Bragança em Lisboa. Este Hotel era o ponto de encontro de muitos intelectuais portugueses no tempo, como o escritor Eça de Queirós.
D. Pedro II partiu pouco depois para o Porto onde ficou hospedado no Grande Hotel desta cidade, onde a imperatriz D.Teresa viria a falecer.
Durante toda a viagem marítima que conduziu a Família Imperial ao exílio, D. Teresa esteve em estado de choque, entorpecida pelo tratamento rude que os republicanos dedicaram à dinastia deposta. Ao embaixador da Áustria presente no embarque, perguntou: "Que fizemos para sermos tratados como criminosos?" No desembarque em Portugal retirou-se para um hotel simples, na cidade do Porto, onde sentiu-se mal.
Um médico chamado à pressa nada pôde fazer. Suas últimas palavras teriam sido: "Brasil, terra abençoada que nunca mais verei". Foi sepultada no Panteão de São Vicente de Fora, de onde seus restos foram trasladados para o Mausoléu Imperial da Catedral de Petrópolis no Brasil
- Dezembro,11-O governo britânico declara não permitir que os seus direitos fossem postos em causa, na questão do Mapa Cor-de-Rosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário