Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Acontecimentos no ano de 1891-5ºparte

  • Maio,28-Novo tratado com a Inglaterra
Em 28 de Maio de 1891, foi celebrado um novo tratado entre Portugal e a Inglaterra, que substituirá o acordo assinado no ano anterior.

Mais gravoso ainda para Portugal que o anterior, pois o governo português reconhecia uma nova fronteira em Manica, perdendo zonas mineiras ricas, em troca de possessões inglesas de menor interesse económico.

Portugal prometia construir um caminho-de-ferro da Beira em Moçambique até à fronteira da Rodésia, actual Zimbabwe.

  • Suicídio de Antero de Quental
Nascido em Ponta Delgada a 18 de Abril de 1842, suicida-se na sua terra natal 49 anos depois, a 11 de Setembro, Antero de Quental, representante duma geração, que a partir de 60 e até ai final do século XIX, desempenhou papel decisivo no debate de ideias em Portugal.

Um constante deambular inquieto, entre a sua terra , Lisboa e Coimbra onde viria a formar-se em Direito com 22 anos e onde publica os seus primeiros versos, muito embora sejam conhecidos versos por si escritos ainda criança.

Ali se manifestou o seu espírito rebelde pois participa na fundação da Sociedade do Raio, uma sociedade secreta que se caracteriza por lançar desafios blasfemos a Deus durante a ocorrência de trovoadas.


(No Palácio de Cristal, no Porto, encontra-se com Eça de Queirós, Guerra Junqueiro, Oliveira Martins e Ramalho Ortigão. Tiram a fotografia do «grupo dos cinco»)


As conferencias democráticas do Casino Lisbonense, que foram inauguradas em 1871, tiveram a sua participação juntamente com Teófilo Braga,Eça de Queirós,Manuel de Arriaga,Batalha Reis,Oliveira Martins, José Fontana entre outros, que pretendiam agitar a opinião pública para o debate das grandes correntes filosóficas, literárias políticas emergentes na Europa e que viriam a ser proibidas, algum tempo depois.

Foi o principal actor da polémica que ficou conhecida como a Questão Coimbrã ou do Bom Senso e do Bom Gosto, que opôs o grupo de Coimbra integrando alguns dos nomes acima citados, e o grupo de Castilho, constituído por João de Lemos,Pinheiro Chagas, Bulhão Pato e outros.

Em 1874 adoece gravemente, "com uma doença nervosa de que nunca mais pude restabelecer-me completamente. A forçada inacção, a perspectiva da morte vizinha, a ruína de muitos projectos ambiciosos e uma certa acuidade de sentimentos, própria da nevrose, puseram-me novamente e mais imperiosamente do que nunca, em face do grande problema da existência. A minha antiga vida pareceu-me vã e a existência em geral incompreensível", escreve numa carta a um amigo.

Nesse dia 11 de Setembro de 1891, suicida-se no jardim de S.Gonçalo, perto de sua casa, nos arredores de Ponta Delgada, com 2 tiros de revólver, morrendo após uma hora de agonia.

Descansa-se!... se no tédio doloroso de nós mesmos encontramos a força para nos sumirmos, disse Antero a Oliveira Martins e a Vasconcelos Abreu, poucos dias antes de partir de Lisboa para Ponta Delgada. No seu doloroso tédio, Antero de Quental encontra a força e o alento para fugir, para se sumir, para descansar enfim.

Dada a alegada necessidade vital da saída para o mar manifestada pelos ingleses, terá sido essa uma questão que tornou muito polémica a assinatura do referido acordo, naturalmente quer ficaria para segundo plano a avaliação do interesse nacional no desenvolvimento da região da Beira, um porto de mar com a importância estratégica daquele.

O tratado é bastante contestado em Lisboa por ser considerado mais gravoso para Portugal do que o anteriormente assinado em 20 de Agosto de 1890.

  • Outubro,08-Criação em Lisboa do primeiro Hospital Veterinário.
ste hospital destinava-se a uma dupla função, por um lado banco e enfermaria, ao mesmo tempo que local de ensino.

Este Hospital Veterinario e a Estação Quimico- Agricola de Lisboa, passaram a ser considerados estabelecimentos auxiliares do Instituto, vocacionando-se para o ensino, projectando-se para o efeito aqui criar gabinetes, laboratórios, um museu de máquinas e produtos agrícolas, uma leitaria experimental, oficinas ( Vinicola, Oleicola e de destilação), uma sirgaria, um colmeal e uma biblioteca.

Sem comentários:

Enviar um comentário