- Morte de Carlos Lobo de Avila
Nascera em Lisboa a 17 de Março de 1860, e faleceu igualmente em Lisboa a 9 de Setembro de 1895.
Era filho do conde de Valbom, Joaquim Tomás Lobo de Ávila, e de sua mulher, a condessa D. Maria Francisca de Paula Orta, filha dos 1.os viscondes de Orta.
Era ministro das Obras púbicas do governo de Hintze Ribeiro desde 20 de Dezembro de 1893, qando substituira Bernardino Machado naquele cargo, passando de Dezembro de 1894 a ministro dos Negócios Estrangeiros.
Carlos Lobo de Ávila faleceu quase repentinamente, aos 34 anos de idade, depois de regressar do Gerês, onde estivera fazendo uso das águas.
- Outubro,14-Congresso socialista em Tomar
Em 1875 foi fundado o Partido Socialista por proposta de Azedo Gneco.
Para redigir o programa foi criada uma comissão composta, entre outros, por José Fontana, Azedo Gneco, Nobre França e Antero de Quental.
No ano de 1877 realizou-se o primeiro congresso nacional-socialista e o segundo em 1879. Neste último, o Partido passou a ter uma nova designação - Partido dos Operários Socialistas em Portugal. A realização de dois congressos internacionais socialistas em Paris, em 1889, cada um deles subordinado a uma corrente socialista diferente, deu origem a que duas facções, a possibilista e a marxista, dividissem os socialistas.
Na conferência de Tomar de 1895, os marxistas, como Azedo Gneco e Luís de Figueiredo, formaram, com um novo programa, o Partido Socialista Português.
- Novembro,26-Jacinto Candido nomeado ministro da Marinha
Jacinto Cândido da Silva, tinha iniciado uma carreira na administração pública em Lisboa, sendo nomeado chefe de uma das repartições da Direcção-Geral da Marinha e Ultramar e ajudante do Procurador-Geral da Coroa.
A ascensão de Hintze Ribeiro seu conterrâneo e correligionário político, ao cargo de presidente do ministério levou a uma reaproximação de Jacinto Cândido às posições do Partido Regenerador.
Foi assim que aceitou substituir Neves Ferreira no cargo de Ministro da Marinha e Ultramar, quando este se demitiu do governo Hintze-Franco, exercendo o cargo entre Novembro de 1895 até 7 de Fevereiro de 1997
Como Ministro da Marinha e do Ultramar, apesar do curto período em que ocupou o cargo, desenvolveu um trabalho de reconhecido valor, que o tornou célebre mercê do seu plano para a renovação da Armada, que pacificou acabando com os constantes motins.
Neste campo notabilizou-se pela a construção quase simultânea de quatro cruzadores: o D. Carlos, construído em estaleiros ingleses; o São Gabriel e o São Rafael; em estaleiros franceses, e o D. Amélia no Arsenal da Marinha, o que constituiu uma vitória para a indústria naval portuguesa do tempo
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