Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 26 de agosto de 2012

Acontecimentos no ano de 1899-3ºparte



  • Nova lei Lei eleitoral:

·Lei de 26 de Julho de 1899 ( José Luciano). Atribuída missão constituinte às próximas Cortes.

Foram reestabelecidos Círculos sendo

118 círculos uninominais.no continente. 18 círculos uninominais nas Ilhas e Ultramar.

Círculos plurinominais em Lisboa e no Porto, sem representação de minorias. Lisboa, por exemplo, agrega Oeiras e Cascais.

Deputados aumentam para 145 (120 nos círculos eleitorais no continente)

Eleitores

Capacidade eleitoral activa para os menores de 21 anos possuidores de qualquer curso de instrução superior ou especial.

Fonte: Prof ADELINO MALTEZ

  • Eleições

Nas eleições de 26 Novembro de 1899 houve uma vitória progressista, apesar de alguns triunfos da oposição, como Burnay por Setúbal. Foram eleitos três republicanos no Porto, com o apoio de progressistas e socialistas

38ª eleição geral

29ª eleição da 3ª vigência da Carta

26ª eleição da Regeneração

145 deputados

118 círculos uninominais, no continente.

18 círculos uninominais nas Ilhas e Ultramar.

Círculos plurinominais em Lisboa e no Porto, sem representação de minorias. Lisboa, por exemplo, agrega Oeiras e Cascais.

26 de Novembro de 1899

Vitória dos governamentais progressistas.

Eleição sem prévia dissolução.

3 deputados republicanos no Porto, com apoio de progressistas e socialistas ( Afonso Costa, Paulo Falcão e Xavier Esteves, os chamados deputados da peste, porque desde Agosto que o Porto, com peste bubónica, estava cercado por um cordão sanitário)

Burnay, opositor ao governo, é eleito por Setúbal, depois de grandes tumultos. Acusara o governo de falta de seriedade nas contas

  • Portugal e a guerra contra os Boéres
Em meados de Julho. o primeiro-ministro inglês protestou junto do governo português contra a importação de armas pelos Boéres , com quem estavam em guerra, através de Moçambique.

O governo português respondeu que nada podia fazer porque o comércio entre Portugal e o Transval, estava regulamentado desde 1875, o que irritou bastante Salisbury, que evocava a muito maior antiguidade dos acordos de amizade anglo-portugueses, para mais sabendo que as armas continuavam a passar por ali.

Entretanto a guerra alastrara à África do Sul e Salisbury exige a Portugal que se declare aliado aliado de Inglaterra, mas o marquês de Soveral embaixador de Portugal, recebe instruções no sentido de declarar que Portugal se manteria neutro mas que afinal nunca correspondeu a uma declaração oficial do governo português nesse sentido, embora nunca tenha participado nessa guerra., muito embora sempre D.Carlos tenha defendido uma participação activa no apoio a Inglaterra

Sem comentários:

Enviar um comentário