Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Acontecimentos no ano de 1898-2ºparte

  • Maio, 20 - Inaugurado o Aquário de Algés integrado nas comemorações de Vasco da Gama.


Na sequência das comemorações em Lisboa do 4º centenário do Descobrimento do Caminho Marítimo para Índia o Aquário Vasco da Gama foi inaugurado a 20 de Maio de 1898 , numa cerimónia de grande impacto público, na presença da Família Real e numerosas individualidades da época.

Na altura da inauguração o Rei D. Carlos, cuja influência havia sido determinante para a edificação do Aquário, realizou numa das suas salas uma exposição com o material zoológico por ele recolhido nas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.

Findas as festas das comemorações, ficou o Aquário sendo propriedade do Estado. Em Fevereiro de 1901, a sua administração foi entregue à Marinha, onde permanece até hoje como organismo cultural.

  • Agosto,30-Alemanha e Inglaterra assinam contratos secretos sobre os territórios portugueses do ultramar.

No contexto da guerra Espanha-Estados Unidos e que relatarei noutro contexto a Grã-Bretanha manteve-se neutral,( bem como Portugal) embora numa posição muito próxima dos Estados Unidos.

Porém em plena conjuntura dessa guerra decorreram negociações entre a Inglaterra e a Alemanha, que resultaram nesta convenção de 30 de Agosto, onde ambas admitiram a partilha dos domínios coloniais portugueses a Sul do Equador, se Portugal não conseguisse cumpri as suas responsabilidades para com a dívida externa.

Acontecimentos estranhos nomeadamente o início da guerra anglo-boer, viria a alterar esses planos conduzindo ao reforço do Tratado de Windsor que renovava mais velha aliança europeia, viria dissipar aquela ameaçadora intenção.

É possível que o governo português tenha tido conhecimento deste convénio secreto, pois declinou a oferta de um empréstimo conjunto de capitais ingleses e germânicos (Pedro S. Martinez, História diplomática de Portugal, Lisboa,

Penso contudo que mais uma vez, salvar as aparências foi o objectivo. Esta recusa não excluí a hipótese de indirectamente a Inglaterra tenha influenciado os mercados financeiros, porque o empréstimo externo existiu mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário