Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 25 de agosto de 2012

Acontecimentos no ano de 1899-2ºparte

  • Abril,19-Nasce em Loulé, Duarte Pacheco que vira a ser ministro das Obras Públicas do Estado Novo.
Em 1923 forma-se em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (I.S.T.) de Lisboa, onde se torna professor ordinário e director interino em 1926. A 10 de Agosto de 1927, torna-se seu director efectivo.

No ano de 1928, sob a orientação de Duarte Pacheco, dá-se início à construção dos edifícios do Instituto Superior Técnico (I.S.T.) de Lisboa, construindo-se aquele que viria a ser o primeiro Campus Universitário português. Existe uma história curiosa quanto à origem dos vidros do edifício do Instituto. Diz-se que foram enviados por diversas indústrias vidreiras como amostras solicitadas pelo próprio Ministro, a fim de determinar o de melhor qualidade, sendo utilizadas nas janelas do edifício sem se terem informado as indústrias solicitadas e sem ter havido nenhum tipo de remuneração dos vidros usados.

Nesse mesmo ano, Duarte Pacheco torna-se presidente da Câmara Municipal de Lisboa, sendo mais tarde convidado para ministro do Governo, passando a ocupar a pasta de Ministro da Instrução Pública.

Mais tarde, abandona as funções ministeriais e regressa ao I.S.T., onde permanece até 1932, altura em que volta a ser convidado por Salazar, que admirava o seu carácter, para o Governo, assumindo agora a pasta de Ministro das Obras Públicas e Comunicações.

Em 1936, com uma reforma da corporação política, Duarte Pacheco é afastado do Governo, regressando ao I.S.T.. No dia 1 de Janeiro de 1938 assume a presidência da Câmara Municipal de Lisboa, para, pouco tempo depois, voltar a ser nomeado Ministro das Obras Públicas e Comunicações.

Morre no Hospital da Misericórdia de Setúbal, a 16 de Novembro de 1943, na sequência de um acidente de automóvel, ocorrido na véspera na estrada de Montemor-o-Novo, Vendas Novas, perto das instalações da Marconi.

  • Julho,14-Lei de proteção a agricultura (conhecida como a 'Lei da Fome')
Surge a lei do trigo de Elvino de Brito, marcada pelo princípio do proteccionismo, onde se prevê um processo de tabelamento dos preços do pão. Em nome da defesa da produção agrícola nacional, o pão aumenta cerca de 40%, pelo que os detractores do diploma lhe vão chamar a lei da fome (14 de Julho). Segundo um estudo de Albino Vieira da Rocha, de 1913, a lei não beneficia o consumidor (os preços sobem) nem o trabalhador agrícola (os salários baixam), mas apenas o proprietário e o rendeiro a longo prazo.

Retirado do blog do Prof.Adelino Maltez ver mais clicando
aqui.

  • Fundação da Assistência Nacional aos Tuberculosos

Apesar de algumas melhorias no sector da saúde pública, não havia satisfação no combate específico da tuberculose que grassava ceifando muitas vidas. E A rainha D.Amélia muito sensível a este flagelo chamou a si com a ajuda do médico da casa Real Dr. António de Lencastre, apadrinhou a criação duma instituição dedicada apenas ao tratamento de pessoas afectadas por aquela doença.

Assim foi criada a Assistência Nacional aos Tuberculosos a 11 de Junho de 1899, uma década depois daquela rainha a ter projectado.

A partir da criação desta instituição foram criados em todos os distritos do País hospitais especializados e dispensários com o objectivo de monitorizar os doentes


Sem comentários:

Enviar um comentário