Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Acontecimentos do ano de 1897-6ºparte




  • Entrega do cruzador Adamastor á marinha de guerra

O Adamastor foi um cruzador da Marinha Portuguesa, construído nos Estaleiros Navais de Livorno, na Itália em 1896 ,foi entregue à marinha portuguesa a 14 de Agosto de 1897, o Adamastor é um navio importante para a história de Portugal por duas razões especiais.

A sua compra, veio na sequência do ultimatum britânico,que provocou um movimento de comoção nacional que foi aproveitado para numa subscrição pública que durou oito anos, para obter dinheiro para adquirir navios de guerra.

Na realidade, o Adamastor não era um navio especialmente poderoso e o seu armamento e autonomia eram mais adequados para operar nas colónias, onde Portugal tinha um numero considerável de pequenas canhoneiras, mas não possuía grandes navios, como os cruzadores e couraçados das esquadras dos maiores países europeus.

A subscrição pública rendeu dinheiro para a compra do cruzador Adamastor e quatro outros pequenos navios a estaleiros Italianos.

Entre as operações em que o navio participou, conta-se a que ocorreu 13 anos depois de ter sido incorporado na marinha. O navio esteve ligado ao golpe de estado de 5 de Outubro de 1910 - golpe liderado pela marinha portuguesa - e que teve como objectivo implantar um sistema republicano.

  • Morte do Dr. Sousa Martins

Dr. Sousa Martins de seu nome de baptismo José Tomás de Sousa Martins, nasceu em Alhandra a 7 de Março de 1843, vindo a falecer em 18 Agosto de 1897.

Desde cedo sua vida não foi fácil, e bastante jovem foi viver para Lisboa. Empregou-se como marçano na Farmácia Ultramarina, propriedade de um tio seu, sita na Rua de S. Paulo, em Lisboa, e que ainda hoje existe. Tornou-se exímio manipulador de produtos naturais e de praticante de farmácia chegou a farmacêutico. Após o curso de Farmácia, tirou o de Medicina, e em poucos anos tornou-se uma das figuras mais marcantes do século XIX.

Foi um dos médicos mais prestigiados de Portugal, tendo ficado famoso pela sua luta contra a tuberculose.

Cientista prestigiado, desfrutou de projecção internacional pelo estudo da tuberculose e das doenças nervosas.

Afirmou-se “progressista e ‘maçon’”.
.
A luta contra a tuberculose expunha-o à doença, nos contactos diários e directos com os doentes terminais. Detinha-se junto deles, a amenizar-lhes o medo. Muitos morreram de mãos entre as suas, alguns viram-lhe auras estranhas sobre os cabelos.

O Dr. Sousa Martins foi atacado pela tuberculose. Alguns dizem que querendo evitar o seu próprio sofrimento, suicidou-se em 1897. Outros dizem que faleceu de morte natural, tendo como prova disso a sua certidão de óbito. Os seus restos mortais repousam no cemitério de Alhandra.

Ao tomar conhecimento da morte do Dr. Sousa Martins o rei D. Carlos disse: “Ao deixar o mundo, chorou-o toda a terra que o conheceu. Foi uma perda irreparável, uma perda nacional, apagando-se com ele a maior luz do meu reino”.

Dr. Sousa Martins não é apenas um nome de médico. Muitos o consideram um santo e dizem que opera milagres. Amigo dos pobres, desamparados e doentes, o Dr. Sousa Martins deu origem a um extraordinário culto em Portugal.
Fonte



Sem comentários:

Enviar um comentário