- Janeiro,31-O governo dissolve as Associações Comercial e dos Lojistas de Lisboa substituídas em 12/2 por uma Câmara de Comercio e Industria.
No dia 29 de Janeiro, convocaram um comício de protesto para o Coliseu dos Recreios, contra o aumento dos impostos, Face à proibição desse comício pelo governo, que desencadeou uma greve generalizada, encerrando todos os estabelecimentos, escritórios e oficinas a Baixa de Lisboa.
O governo tentou convencer os lojistas a manterem os estabelecimentos abertos, mas foi em vão. Era uma segunda-feira que parecia um domingo, como se disse na altura.
E assim no dia 31 de Janeiro o governo acabou por decretar a dissolução dessas Associações. O rei entretanto regressara de Vila Viçosa e no dia seguinte passeou-se na sua carruagem para ver o ambiente, como ele gostava de fazer, como forma de avaliação da situação junto do povo.
Chegou a receber os representantes dessas Associações e o governo acabou por prometer rever as reformas fiscais que tinham estado na origem do incidente.
- Março,04-D.Carlos participa nas comemorações do centenário do Infante D.Henrique
Efectuaram-se as festas nos dias 1, 2, 3 e 4 de Março de 1894, sendo os dias 3 e 4 considerados de grande gala, por decreto de 28 de Fevereiro de 1894.
No dia 4 foi solenemente assente a primeira pedra no momento, na praça do Infante D. Henrique, assistindo a esta cerimónia suas majestades el-rei senhor D. Carlos e a rainha senhora D. Amélia, representantes do governo, autoridades, etc.
O monumento é obra do escultor Tomás Costa, e inaugurou-se, também com a assistência da família real, em 31 de Outubro de 1900.
A estátua encontra-se no Largo do Palácio da Bolsa, hoje designado Praça do Infante D. Henrique, no Porto Publicou-se também na altura um livro, profusamente ilustrado, com muitos artigos e notícias curiosas.
- Maio-Augusto Castilho é preso à chegada a Lisboa por ter ajudado na revolta dos marinheiros brasileiros.
- Maio-Fundação em congresso a Confederação Nacional das Associações de Classe.
Sem comentários:
Enviar um comentário