- Julho,15-Discurso parlamentar de Carlos Lobo de Ávila sobre a conferência de Badajoz.
Discurso parlamentar de Carlos Lobo de Ávila sobre a conferência de Badajoz, acusando os republicanos de Iberístas. Veiga Beirão e José de Alpoím apoiam a postura de Lobo de Ávila. Defende-se o deputado republicano Jacinto Nunes, declarando que os republicanos portugueses não são iberístas, apenas se tendo concertado com os republicanos espanhóis, quanto à forma de extinção da monarquia nos dois países.
- Agosto,23-Criado o Juízo de Investigação Criminal
Por este decreto, a Polícia Civil de Lisboa é dividida em três ramos: Polícia de Segurança Pública, Polícia de Investigação Judiciária e Preventiva e Polícia de Inspecção Administrativa.
A Polícia de Investigação Judiciária e Preventiva tem a seu cargo a investigação criminal e a recolha de informações úteis à segurança;
- Agosto,27-Inaugurado o cabo submarino para os Açores.
Em 1893 foi a vez da Eastern Telegraph Company Limited propocionar aos Açores, elevarem o seu protagonismo enquanto ponto de excelência para a passagem das comunicações submarinas transatlânticas.
A Europe and Azores Telegraph Company, Limited, subsidiária da grande Eastern, veio então desempenhar um papel cimeiro no regime de concessões do Estado português. Tendo as ilhas açorianas como plataforma giratória, os cabos aqui atracados alargaram os circuitos com a América do Norte e vários pontos da Europa.
- Setembro,28-É Fundado o Futebol Clube do Porto.
A fundação do Foot-ball Club do Porto foi notícia nos jornais da época e o evento mais significativo desta primeira e breve existência do clube foi uma partida contra o Club Lisbonense, com o alto patrocínio do Rei D. Carlos, disputada no Porto no dia 2 de Março de 1894 e na qual cada clube representou a sua cidade.
Contudo, poucos dias depois da partida ouvir-se-ia falar do FC Porto pela última vez no século XIX; António Nicolau d'Almeida acedeu ao pedido da futura esposa, que considerava o futebol uma modalidade demasiado violenta, e afastou-se do clube que entrou num período de letargia.
Sem comentários:
Enviar um comentário