Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 25 de março de 2014

Acontecimentos no ano de 1903-2~parte


.-Maio-Manifestação em Lisboa junta cerca de 3000 vitivinicultores

Uma imponente manifestação desfilou em Lisboa, levando ao Parlamento uma mensagem pedindo a adopção de medidas urgentes contra o problema da crise do vinho.

Esta crise devia-se essencialmente a um excesso de produção e no mercado internacional, pela entrada de vinhos doutras procedências , o que provocou uma acentuada queda nos preço, devido ao excesso de oferta.

.-Julho-Greves operárias no Porto

Começando pelos tecelões, rapidamente se generalizou a todas as categorias assalariadas da cidade bloqueando a produção e a circulação duranet vários dias

Créditos História de Portugal em datas de Luís Reis Torgal

.Agosto-Fundação do Boavista Footballers

foi fundado em 1 de Agosto de 1903 por um grupo de ingleses, colaboradores de uma fábrica Inglesa, a Graham, que se associaram a outros Portugueses residentes na área Ocidental do Porto.
A designação de então foi "Boavista Footballers", tendo a partir de 1910 adoptado a actual - Boavista Futebol Clube - após uma cisão com os elementos ingleses, que pretendiam jogar aos sábados (prática corrente em Inglaterra) mas que não se adaptava ao nosso país, já que o sábado era um dia normal de trabalho.

Em 11 de Abril de 1910 é inaugurado o estádio de então, no local das actuais instalações.

Segundo elementos históricos, o Boavista Futebol Clube foi o primeiro clube em Portugal a introduzir esta modalidade, que é o futebol, tendo inclusivamente sido o primeiro clube a constituir-se como profissional, em Janeiro de 1933.

-Dezembro,10-Afonso XIII de Espanha visita Portugal

Esta visita em bora como retribuição doutra que D.Carlos havia feito sózinho em , também tinha como não podia deixar de ser uma componente política, que também como sempre na política portuguesa, tinha que envolver a Inglaterra. 
Neste caso a visão de Hintze Ribeiro e de Venceslau de Lima impunha uma não dependência excessiva direi ainda única, face ao aliado britânico, que embora minimizado pela entente anglo-franco, impunha uma aproximação ibérica.


Assim aconteceu a visita do jovem Afonso XIII a Portugal entre 10 e 17 de Dezembro, passando por Lisboa, Vila Viçosa e Sintra.
Aproveitou-se muito do desenho dos festejos acontecidos anteriormente com a visita de Eduardo VII em Abril deste ano, tiro aos pombos, touradas e récita em São Carlos e jantar de gala na Ajuda.
A preocupação da diplomacia portuguesa, era a aproximação espanhola à Alemanha e os rumores que corriam que Guilherme Instigava a Espanha para "desconfiar dos portugueses", ajudando-os a ocupar Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário