Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 30 de dezembro de 2012

Acontecimentos no ano de 1903-3`parte


  • Dezembro,19-Nascimento de Vitorino Nemésio

Nasceu em 1901, na Ilha Terceira, Açores. Frequentou o liceu em Angra e na Horta (Ilha do Faial), onde concluiu o 5º ano.

Em 1919, iniciou o serviço militar como voluntário, o que lhe proporcionou a primeira viagem ao Continente. Em Coimbra, terminou o liceu e frequentou a Universidade, primeiro como aluno de Direito, depois de Letras.

Optando definitivamente pelo curso de Filologia Românica, viria a obter a sua licenciatura em 1931 em Lisboa, dando início ao mesmo tempo a uma distinta carreira académica na Faculdade de Letras. Como professor, o seu percurso levou-o ainda a leccionar em Montpellier, em Bruxelas e em várias universidades no Brasil.

Poeta, ficcionista, crítico, biógrafo e investigador literário, Vitorino Nemésio é autor de uma obra equiparável, nas palavras de David Mourão-Ferreira, a «um arquipélago».

Fundador e director da Revista de Portugal (1937-1941), uma publicação literária importante no panorama português do século XX, Nemésio colaborou também de forma intensa em revistas literárias, em jornais, na rádio e na televisão. Ficou célebre – e presente até hoje na memória dos portugueses mais velhos - a sua colaboração na RTP com o programa «Se bem me lembro», no início dos anos setenta.
  • Dezembro, 24 - Reforma do ensino primário, passando a ser gratuito e obrigatório.
Durante 3 anos, concluindo-se com o exame do 1º grau (3ª classe), Nesse tempo o vencimento dos professores continuava a manter-se o mais baixo da função pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário