- Março,18-Criação de Escolas normais
Em 1823 volta a instituir-se uma nova escola de ensino normal, segundo o método do ensino mútuo, destinada apenas para o sexo masculino. O principal introdutor do método e o primeiro director da escola foi João José le Coq.
Em 1839 abriu a escola normal de Lisboa, num improvisado edifício no Desterro. e também foi criada neste ano a escola normal de Coimbra.
O certo é que após muitos problemas em 1896 as escolas normais estavam praticamente reduzidas a 4, duas em Lisboa e duas no Porto.
Os sucessivos governos monárquicos acusados pelos republicanos e anarquistas de serem incapazes de resolver o problema do analfabetismo em Portugal, iniciam então uma fase de grandes investimentos no ensino primário.
Neste ano são criadas escolas normais em Vila Real, Évora, Bragança e Coimbra (duas escolas). O curso normal passa a ter dois anos de duração. No ano de 1897 são criadas mais 6 escolas normais (Braga, Viana do Castelo, Viseu, Guarda e Castelo Branco
- Abril,12-Inaugurada na Escola Politécnica a Exposição Oceanográfica de D. Carlos.
por um estudo metódico da distribuição e das épocas de passagem das diferentes espécies nas nossas águas melhores resultados pudessem ser obtidos", disse ele .
Começou as suas investigações em Setembro de 1896, ao largo de Cascais, no primeiro iate Amélia, um barco de 34 metros de comprimento, pouco satisfatório para a navegação no mar alto.
Foi com o objectivo por esse género de trabalhos que expôs as suas colecções de fauna marinha ela primeira vez na Escola Politécnica, mas que viria a repetir em anos seguintes.
Excelente blog.
ResponderEliminarGostava de saber se há publicações com a história desta colecção oceanográfica, ou arquivos fotográficos, levantamentos e documentações afim.
Sou um curioso sobre ciência e acho uma pena do certo desconhecimento da nossa parte dos contributos portugueses para sua evolução.