Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 30 de dezembro de 2012

Acontecimentos no ano de 1901-2´parte


  • Março,16-Fundação da Sociedade Nacional de Belas Artes - Lisboa
Em 14 de Dezembro de 1901 distribuiu o Grémio um convite para uma Assembleia Geral a fim de tratar da sequência das negociações e na circular de 18/1/1901, anunciaram-se as assembleias gerais conjuntas que vieram a realizar-se em 26 daquele mês que aprovaram os Estatutos confirmados pelo Alvará de 16 de Março. Fundara-se, assim, a Sociedade Nacional de Belas Artes.

A primeira Assembleia Geral para eleição dos Corpos Gerentes realizou-se em 22/3/1901, sendo eleitos para a Assembleia Geral, presidente José de Azevedo Castelo Branco, vice-presidente António Joaquim de Oliveira, 1º secretário D. José Pessanha e 2º secretário Luciano Freire; para a Direcção, José Malhoa, presidente, 1.° secretário Rosendo Carvalheira, 2º secretário Francisco Carlos Parente, tesoureiro Luciano Lallemant e vogais Costa Mota (tio), Ernesto Condeixa e Conceição Silva; Conselho Fiscal: Visconde de Atouguia, Gabriel Pereira e Manuel de Macedo, tendo a Direcção reunido pela primeira vez na Academia de Belas Artes, em 28/3/1901.

A primeira exposição efectuou-se em Abril seguinte e a primeira concessão de prémios teve lugar em 1/6/1901, dando-se a Medalha de Honra a José Ferreira Chaves, como homenagem póstuma.


  • Junho,01-João Arroio abandona o governo, sendo substituído por Matoso dos Santos no ministério dos negócios estrangeiros.
Este abandono por parte de João Arroio também contribuiu para a dissolução do parlamento devido à perda pelo governo do apoio da facção João Arroio do, já enfraquecido pela saída do grupo de João Franco.

  • Dezembro, 2 - Abertura do Congresso Colonial Nacional, com a participação do rei D. Carlos.

Dois aspectos entre muitos outros, foram defendidos, por um lado a manutenção das instituições indígenas, que não se opusessem á moral e à justiça. Foi ainda referida a necessidade de se dar maior autonomia e poder aos governadores, bem como de legislação separada para africanos e europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário