Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Acontecimentos no ano de 1897-2ºparte

  • Março,18-Criação de Escolas normais
A formação de professores do ensino secundário, apenas em 1901 se iniciou em Portugal, no entanto, as primeiras tentativas para a formação de professores primários datam de 1816

Em 1823 volta a instituir-se uma nova escola de ensino normal, segundo o método do ensino mútuo, destinada apenas para o sexo masculino. O principal introdutor do método e o primeiro director da escola foi João José le Coq.

Em 1839 abriu a escola normal de Lisboa, num improvisado edifício no Desterro. e também foi criada neste ano a escola normal de Coimbra.

O certo é que após muitos problemas em 1896 as escolas normais estavam praticamente reduzidas a 4, duas em Lisboa e duas no Porto.

Os sucessivos governos monárquicos acusados pelos republicanos e anarquistas de serem incapazes de resolver o problema do analfabetismo em Portugal, iniciam então uma fase de grandes investimentos no ensino primário.

Neste ano são criadas escolas normais em Vila Real, Évora, Bragança e Coimbra (duas escolas). O curso normal passa a ter dois anos de duração. No ano de 1897 são criadas mais 6 escolas normais (Braga, Viana do Castelo, Viseu, Guarda e Castelo Branco

  • Abril,12-Inaugurada na Escola Politécnica a Exposição Oceanográfica de D. Carlos.
D.Carlos assumiu claramente que o objectivo as suas pesquisas oceanográficas se destinavam exclusivamente a servir a industria da pesca. "

por um estudo metódico da distribuição e das épocas de passagem das diferentes espécies nas nossas águas melhores resultados pudessem ser obtidos", disse ele .

Começou as suas investigações em Setembro de 1896, ao largo de Cascais, no primeiro iate Amélia, um barco de 34 metros de comprimento, pouco satisfatório para a navegação no mar alto.

Foi com o objectivo por esse género de trabalhos que expôs as suas colecções de fauna marinha ela primeira vez na Escola Politécnica, mas que viria a repetir em anos seguintes.

1 comentário:

  1. Excelente blog.
    Gostava de saber se há publicações com a história desta colecção oceanográfica, ou arquivos fotográficos, levantamentos e documentações afim.
    Sou um curioso sobre ciência e acho uma pena do certo desconhecimento da nossa parte dos contributos portugueses para sua evolução.

    ResponderEliminar