Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 3 de dezembro de 2011

Acontecimentos no ano de 1895-3ºparte

  • Janeiro,29-Morte de António Luís de Seabra.
Notável jurisconsulto, ministro de Estado, bacharel formado em Leis pela Universidade de Coimbra, reitor da mesma Universidade, juiz da Relação do Porto, deputado, par do reino, juiz aposentado do Supremo Tribunal de Justiça,

  • Fevereiro,09-Novo contrato com o Banco de Portugal alivia a situação financeira do governo.
Por força do contrato celebrado com o Governo em Dezembro de 1887, o Banco de Portugal passou a exercer as funções de banqueiro do Estado e caixa Geral do Tesouro, obrigando-se a criar agências em todas as capitais de distrito do Continente e Ilhas.
Funcionando provisoriamente apenas para os serviços do Tesouro, as agências foram instaladas e organizadas em definitivo. Em 1895, com a criação da Agência de Angra do Heroísmo, todo o processo estava concluído.

  • Março,02-Sexto Congresso do Partido Republicano, em Lisboa.
A polícia impede a reunião, mas, no dia seguinte, em ajuntamento secreto, é eleito novo directório: Eduardo de Abreu, Jacinto Nunes, Magalhães Lima e Gomes da Silva.

Joaquim Martins de Carvalho,director de O Conimbricense, adere formalmente aos republicanos, entre a monarquia quase absoluta, que aí existe e a República, o nosso caminho estava naturalmente traçado disse ele.



Sem comentários:

Enviar um comentário